pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

III Jovem Mar mostrou ações para o futuro da conservação marinha

23/04/2019 - III Encontro Nacional Jovem Mar discutiu ideias e soluções para a conservação marinha no Brasil. Leia mais. ↓

Jovens de diferentes localidades estiveram com os projetos da Rede Biomar no III Encontro Nacional Jovem Mar, organizado pelo Coletivo Jovem Albatroz no Sesc Bertioga-SP, de 8 a 12 de abril de 2019. A terceira edição do encontro reuniu 55 jovens dos projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Baleia Jubarte e Tamar. Foram debatidas questões importantes para pensar como jovens podem atuar na conservação marinha nos locais onde vivem, de forma cooperativa, acompanhando e analisando políticas públicas que vinculam a juventude e o ambiente marinho.

Eles levaram suas experiências culturais e ecológicas, suas visões de mundo e objetos ligados a suas regiões, propuseram ações, levantaram ideias e possibilidades de formação redes de trabalho colaborativo de ações com foco no ambiente marinho e nas espécies protegidas pelos projetos. "Foi um momento de crescimento individual, coletivo e institucional, de profundo aprendizado e intensa vontade de construir um mundo melhor", diz a coordenadora de educação ambiental e inclusão social do Tamar, Valéria Rocha.

Para Ederson Fonseca, coordenador da base do Tamar em Ponta dos Mangues/SE e professor do grupo de capoeira Unidos nas Tartarugas, a participação dos jovens no programa de conservação é fundamental para a resiliência dos projetos a longo prazo. A oportunidade de participar de eventos como o Jovem Mar, assim como o intercâmbio cultural entre as regionais do Tamar, fortalece os vínculos de envolvimento comunitário com a conservação e faz desses jovens agentes multiplicadores em suas localidades, principalmente aqueles que já estão inseridos em atividades junto aos projetos.

A programação teve ainda passeio para conhecer como funciona a Reserva Natural do Sesc Bertioga, luau, dinâmicas, atividades sobre o trabalho da Rede Biomar e uma roda de capoeira que uniu a todos. O próximo encontro será em 2020, organizado pelos projetos Tamar e Baleia Jubarte na Praia do Forte-BA.

Rede Biomar
A Rede Biomar é formada por 5 projetos de conservação marinha patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, Projeto Albatroz, Projeto Tamar, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Coral Vivo e Projeto Baleia Jubarte. A Rede tem o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, através da proteção e pesquisa das espécies e seus habitats, promovendo a sensibilização e a articulação da sociedade em torno do tema.

Nas ações de educação ambiental e inclusão social dos projetos da Rede Biomar há aquelas voltadas à juventude, para a compreensão de características de ambientes marinhos onde atuam, as espécies símbolo que protegem e os desafios enfrentados para sua conservação, buscando consolidar uma cidadania ambiental.

Estudantes de Fernando de Noronha apresentaram o jogo Detetive Ambiental, que criaram para alertar sobre crimes ambientais na ilha reaproveitando materiais como palito, resto de tintas, lona e papelão. O trabalho é fruto das atividades desenvolvidas em parceria entre a Escola Arquipélago e o Projeto Golfinho Rotador. Saiba mais: Estudantes de Fernando de Noronha criam jogo para alertar sobre crimes ambientais na ilha.

A autonomia dos jovens em suas ações pelo meio ambiente também foi pauta de discussão do encontro. Na atividade ‘Laboratório de ideias’, por exemplo, eles puderam planejar ações que devem ser colocadas em prática de forma conjunta até o próximo evento. De acordo com Davi Akim, do Coletivo Jovem Costa do Descobrimento, ligado ao Projeto Coral Vivo, eles puderam aprender novas estratégias de busca por apoio financeiro, tão importantes para a manutenção de ações ambientais. Leia mais no site do Projeto Albatroz.

Veja os melhores momentos do II Encontro Nacional Jovem Mar, em 2018, no site do Projeto Coral Vivo.

Conheça mais sobre os projetos da Rede Biomar:

www.projetotamar.org.br 
www.projetoalbatroz.org.br 
www.coralvivo.org.br 
www.baleiajubarte.org.br 
www.golfinhorotador.org.br

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras