pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Arembepe

Arembepe

Arembepe

Arembepe

Arembepe

Arembepe

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

A vila de Arembepe fica no município de Camaçari, a 30 km de Salvador, no litoral norte. Trata-se de um lugar mágico, belo e de natureza rica, que ficou famosa em todo o mundo nos anos 70, com o movimento hippie. As atividades de pesquisa e conservação desenvolvidas pela Fundação Projeto Tamar na comunidade teve início na década de 80. Em 1992 foi inaugurada o Centro de Educação Ambiental (CEA), ao lado da Aldeia Hippie. E em 2005 foi criado o Programa de Educação Ambiental e Inclusão Social, Escolinha do Tamar para atender crianças e jovens da comunidade.

Este CEA tem uma importância singular para a divulgação das atividades realizadas pela Fundação Projeto TAMAR, pois a maior parte dos visitantes é formada pela população local e moradores da região metropolitana de Salvador. Recebe aproximadamente três mil visitantes/mês, com destaque para os estudantes das escolas do entorno.

Está situado em uma área de 6mil m², com restinga e vegetação preservadas. O local ainda conta com espaços interativos, museu da tartaruga, dioramas educativos, tanques de observação das tartarugas marinhas, terrário de jabutis e cágados, cercado de incubação de ovos, além de outros elementos de sensibilização e informação.

Horário de funcionamento: 
Fechado TEMPORARIAMENTE para visitação

Atrações

  • VISITAS
  • ESPAÇOS TEMÁTICOS
  • ALIMENTAÇÃO INTERATIVA
  • CERCADO DE INCUBAÇÃO
  • CAMINHADA DOS FILHOTES AO MAR
  • HISTÓRIA

Monitores, estagiários e pesquisadores acompanham visitas de grupos pré-agendados, quando repassam informações detalhadas sobre o ciclo de vida e ameaças das tartarugas marinhas, além das atividades de educação ambiental e inclusão social desenvolvidas pela Fundação Projeto Tamar.

Através de espaços interativos e placas informativas são criados ambientes e situações ligados à longa vida das tartarugas marinhas, que levam o visitante a aprender e refletir sobre a conservação marinha.

Uma das atividades mais aguardadas é a hora da alimentação das tartarugas marinhas, onde os visitantes podem acompanhar e aprender sobre os hábitos alimentares desses animais. 

O cercado de incubação tem a função de receber os ninhos colocados pelas tartarugas em áreas de risco. Essas áreas são mapeadas e pré-estabelecidas pela equipe técnica da Fundação  do Projeto TAMAR. No cercado de incubação, o visitante pode aprender mais sobre o ciclo de vida, além de acompanhar o manejo e abertura do ninho após o nascimento dos filhotes. 

 

Entre os meses de dezembro a fevereiro os filhotes de tartarugas marinhas começam a nascer e este espetáculo pode ser acompanhado nos finais da tarde através das aberturas de ninhos no cercado de incubação e posteriormente o direcionamento dos filhotes para o mar. A caminhada dos filhotes para o mar é um dos momentos mais importantes para esses animais.

Arembepe foi uma das primeiras bases do Tamar. Originalmente, era chamada Base de Interlagos, pois toda ação de proteção às tartarugas marinhas na região começou por iniciativa dos moradores do condomínio que leva esse nome. Na época, por volta de 1982, as atividades de campo se restringiam aos quatro quilômetros de praia em frente ao condomínio e todas as desovas eram transferidas para um trecho de praia mais protegido. Em 1992, a base foi transferida definitivamente para Arembepe, protegendo 47 quilômetros de praia, onde foi instalado o Centro de Educação Ambiental.

Como chegar

Saindo do aeroporto Salvador ou estação Metrô Aeroporto, pela BA 099, conhecida como Estrada do Coco, Arembepe fica a cerca de 30km ao norte no município de Camaçari.

Há saídas regulares de ônibus e vans da estação rodoviária e de outros pontos de Salvador.

Endereço:
Estrada Direta do Projeto Tamar, s/n, Arembepe, Camaçari/BA
Fone: (71) 98127-0038 (Whatsapp) e 99979-0392(Whatsapp)

Petrobras