pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Biblioteca do TAMAR Ubatuba está aberta ao público

28/11/2017 - Livros incríveis sobre o fundo do mar, conhecimentos tradicionais e acadêmicos sobre a Mata Atlântica e os Oceanos, divertidos livrinhos de Histórias Infantis, publicações atuais sobre Ubatuba e o Litoral Norte, são alguns dos temas do acervo da Bibliotec ↓

Nesta semana foi aberta ao público a Biblioteca do TAMAR, localizada no Centro de Visitantes do Tamar Ubatuba-SP.

A Biblioteca passou a ser organizada mediante a certificação do Projeto TAMAR como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA, quando recebeu alguns exemplares de livros da própria Reserva.

Somou-se a estes o acervo técnico do Projeto Tamar, que há 35 anos conta com o patrocínio da Petrobras para proteger as tartarugas marinhas no Brasil, contendo publicações sobre as tartarugas, livros fotográficos, informativos, documentos, guias e cartilhas de educação ambiental, volumes infantis, mapas e revistas sobre a biodiversidade costeira e marinha.

Com foco na temática ambiental e com o objetivo de contribuir com a geração e multiplicação de conhecimentos e saberes necessários à sustentabilidade humana, a Biblioteca do TAMAR totaliza mais de 500 itens valiosos, que agora estão disponíveis aos moradores e visitantes da cidade.

Basta consultar o acervo baixando este arquivo no seu computador ou solicitar a listagem na bilheteria do Centro de Visitantes do TAMAR. A consulta é local.

“O TAMAR está orgulhoso em organizar essa Biblioteca e honrado em oferecer mais essa possibilidade de pesquisa a estudantes, educadores, curiosos e admiradores dos oceanos e seus maravilhosos habitantes”, diz a oceanóloga Berenice Gomes, coordenadora do TAMAR Ubatuba.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

PROCEDIMENTO PARA CONSULTA NA BIBLIOTECA DO PROJETO TAMAR

1) Faça o download do arquivo com o acervo disponível em nossa Biblioteca, ou dirija-se à Bilheteria do Centro de Visitantes do Projeto TAMAR Ubatuba para ser encaminhado à consulta do acervo;

2) Traga um documento de identidade com foto. Ele será imprescindível para a retirada de qualquer material do acervo bibliográfico;

3) Solicite a publicação à atendente da biblioteca. O empréstimo só será permitido para o uso do material bibliográfico dentro espaço do Projeto TAMAR e durante os horários de funcionamento da Bilioteca;

4) Após a consulta, devolva a publicação à atendente da Biblioteca, retirando seu Documento de Identidade... e volte sempre!

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Sábado, das 10h às 12h.

PROJETO TAMAR | UBATUBA – SP

Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP

Tel.: (12) 3832-6202 / 3832-7014

E-mail: tamaruba@tamar.org.br

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes do Projeto TAMAR

- Durante férias escolares (dezembro a fevereiro e julho): todos os dias das 10 às 20 horas.

- Durante o período letivo: Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;

- Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;

- 4ª feira fechado para manutenção durante período letivo.

Tartaruga Oliva

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras