pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

II Encontro reuniu 80 jovens de 17 instituições em Ubatuba

15/06/2017 - Para pensar o cuidado com os oceanos e com a cidade, o TAMAR e o Instituto Arcor uniram mais uma vez a juventude e o mar. Leia mais. ↓

II Encontro reuniu 80 jovens de 17 instituições em Ubatuba

Claudia, Berê e Tatiane com a tartaruga-verde antes da soltura

O Projeto TAMAR e o Instituto Arcor reuniram mais uma vez as lideranças jovens de Ubatuba para reflexões e ações conjuntas sobre o futuro da zona costeira do município. O Coletivo Jovem TransforMar desenvolveu um Plano de Ações para 2017.

Entre os dias 8 (Dia Mundial dos Oceanos) e 10 de junho de 2017, aconteceu a segunda edição do Encontro Jovem TransforMar, com o patrocínio do INSTITUTO ARCOR BRASIL. Com uma proposta fundamentada no protagonismo juvenil e na conservação marinha, o II Encontro foi conduzido pelo Coletivo Jovem Transformar e, desta vez, reuniu 80 jovens lideranças representantes de 17 instituições sociais e ambientais de Ubatuba.

Os três dias de Encontro foram muito especiais, com Troca de experiências com os jovens do Coletivo Jovem Albatroz de Santos/SP e do Coletivo Jovem Mar da Praia do Forte/BA, Oficinas ‘Jovem educa Jovem’, Visita Técnica ao Parque Estadual da Serra do Mar, Vivências com as equipes de Conservação Marinha, Manifestação contra o ‘Lixo no Mar’ na Praia do Itaguá com limpeza de praia, conscientização e distribuição das Histórias em Quadrinhos sobre o tema (produzidos pelos jovens do Programa Nosso papel de Futuro - TAMAR), além de diversas ações culturais, como ‘Dança Circular’, Teatros e o Show Musical de Encerramento com Luís Perequê, Dani Lasalvia, Rubinho do Vale, e participação especial da banda local DTPK Crew.

“O II Encontro conseguiu demonstrar mais uma vez que o cuidado com o meio ambiente é também um cuidado com as pessoas, pois ao cuidar da nossa casa comum - que é nossa cidade, nosso país e nosso planeta, possibilitamos a melhoria da qualidade de vida de todas as comunidades, e a sustentabilidade das Sociedades Humanas”, conta a educadora e oceanóloga do TAMAR, Maria Luiza Camargo.

Além da sensibilização e integração dos jovens participantes e do fortalecimento do Coletivo Jovem Transformar, formado por 8 jovens lideranças e que se reunirão mensalmente, destacamos três ações elencadas para realização em 2017, e que serão captaneadas por grupos de trabalho, formados durante o encontro:

1) Elaborar e entregar uma Carta para as autoridades da cidade (Conselho de Meio Ambiente, Câmara dos Vereadores e Prefeitura) cobrando a Coleta Seletiva dos Resíduos da cidade e a Acessibilidade às praias; 2) Desenvolver Evento em 3 escolas estaduais da cidade sobre meio ambiente, cultura e direitos humanos, com oficinas de produção de lixeiras de PET, composteiras e horta orgânica; 3) Criar um Plano de Comunicação da Juventude de Ubatuba, que contemplará a Rede Virtual (facebook, whatssap), Rádios da Cidade e Eventos em praça pública.

Da rede de proteção à criança e adolescente, as instituições parceiras foram: a Fundação para os direitos da Criança e do Adolescente (FUNDAC), o Projeto GAIATO, a GUARDA MIRIM, o INSTITUTO DA ÁRVORE, o INSTITUTO BACURÍ, o Projeto NAMASKAR, e o Projeto TAMAR, com o Programa Nosso Papel de Futuro. Ainda contamos com: Associação Ubatuba de Skate (AUSK), a Associação Ubatuba de Skimboard (AUSKIM), a Cooperativa Educacional de Ubatuba (COOEDUBA), o SUPER ECOLÓGICO e o Projeto GAROUPA.

Das organizações voltadas à conservação ambiental, foram parceiros: o AQUÁRIO DE UBATUBA, o PROJETO ALBATROZ, o INSTITUTO ARGONAUTA, o PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR e o Projeto TAMAR. Tivemos ainda o apoio na doação de material didático do CEBIMar e Projeto BIOPESCA, e na alimentação caiçara oferecida durante o encontro, do PROJETO MARÉ ALTA, desenvolvido com as mulheres da Comunidade do Cambury de Ubatuba com apoio do INSTITUTO ARCOR BRASIL.

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Arcor do Brasil.

Visite: www.tamar.org.br

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras