pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Vitória ganha novo tanque de visualização de tartarugas

22/02/2017 - Com visores especiais para ver mais de perto os animais. Leia mais. ↓

A Fundação Pró-Tamar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória e a ArcelorMittal Tubarão, inaugurou na quinta-feira (02), mais uma novidade no Centro de Visitantes do Tamar em Vitória (ES): um tanque de 226m² com capacidade para comportar até 100 mil litros de água.

Ali permanecerão as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em um ambiente lúdico e interativo tanto para crianças quanto para adultos. O tanque, feito à base de rochas localizadas na própria região de Vitória, passará a ser mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas.

“Sem sombra de dúvidas uma oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes sobre os ambientes marinhos”, frisa o coordenador nacional do Centro Tamar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), oceanógrafo Joca Thome.

Moderno, ele terá um sistema de tratamento de água inovador e possibilitará que as pessoas vejam as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. “Todos vão poder conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e saber muito mais sobre o que podemos fazer para protegê-las”, conta Denise Rieth, bióloga gestora do Tamar em Vitória.

O espaço tem também um tanque de 28 mil litros, em forma de barco, e outro menor com filhotes de tartaruga marinha. Possui espaços temáticos com silhuetas e réplicas, entre elas uma do esqueleto do Archelon, a maior tartaruga marinha encontrada no mundo, que viveu há 70 milhões de anos e conviveu com os dinossauros.

Além disso, o espaço conta com uma loja de produtos Tamar, cuja renda é 100% revertida para o trabalho de conservação das tartarugas e comunidades litorâneas, e uma sala de exibição de vídeos compõem o Centro de Visitantes do Tamar em Vitória.

Parceria antiga

A ArcelorMittal Tubarão é uma unidade de produção integrada de aços planos, localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. e a unidade de Vega, instalada na Região Sul do Brasil, fazem parte do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do mundo. É antiga a parceira do Projeto Tamar. Há 16 anos, a empresa realiza com a instituição um importante estudo sobre a espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza a região para alimentação. O trabalho tem como principal objetivo capturar, marcar e coletar dados dos animais para estudos de biometria, crescimento, padrões migratórios, perfil hematológico e condição de saúde.

Desde o início das atividades, em agosto de 2000, 3.839 tartarugas foram capturadas, marcadas e devolvidas ao mar no efluente final da empresa, localizada no município de Serra-ES.

O Projeto Tamar começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

O Projeto Tamar protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br.

Serviço:

Centro de Visitantes do Projeto Tamar Vitória-ES
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Tel: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18 horas.

Link original: http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8678-vitoria-ganha-novo-tanque-para-visualizacao-de-tartarugas

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras