pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TAMAR Ubatuba recebeu título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

18/01/2017 - E inaugurou uma biblioteca para consulta sobre a conservação do meio ambiente. Leia mais. ↓

TAMAR Ubatuba recebeu título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Berenice Gallo recebe o título do Presidente Clayton Lino

O Projeto TAMAR Ubatuba-SP recebeu a certificação de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA. O título foi anunciado durante a 26ª Reunião do Conselho Nacional-RBMA, e entregue no último dia 13 de janeiro, em cerimônia realizada no espaço cultural do Projeto. Além do TAMAR, foram certificados os Parques Estaduais de Ilhabela e Ilha Anchieta.

O Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Clayton Lino, explicou a importância do título e exibiu um vídeo sobre a situação das áreas de Mata Atlântica no Brasil e a real necessidade de protegê-las. “Os Postos Avançados são as vitrines da Reserva, onde a sociedade pode ver o que se faz de forma permanente e integrada. O título vale por 4 anos, podendo ser renovado indefinidas vezes se a instituição mantém a mesma qualidade. Com o reconhecimento do TAMAR Ubatuba e das sedes dos Parques Estaduais de Ilha Bela e Ilha Anchieta, o Litoral Norte de São Paulo passa a incorporar os 'Roteiros da Biosfera' com excelentes exemplos de ações efetivas no campo da sustentabilidade”, contou Clayton Lino.

As instituições certificadas exibiram na cerimônia imagens das ações realizadas em suas unidades, de acordo com os critérios de avaliação para a concessão do título. O prefeito de Ubatuba, Sr. Delcio José Sato, também prestigiou o evento e falou sobre a relevância dessas certificações para o município.

Com 26 anos de atuação no litoral de Ubatuba-SP em prol da conservação, pesquisa e proteção das tartarugas marinhas, o Projeto TAMAR, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, recebe anualmente 130 mil visitantes, dentre os quais muitos estudantes e professores da rede pública de ensino. “A conquista deste título enriquece a instituição e beneficia  moradores e turistas de Ubatuba, pois os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva, além de receberem publicações que ficarão disponíveis para pesquisa”, conta a coordenadora do TAMAR Ubatuba, Berenice Gomes Gallo. Durante o evento, o TAMAR também inaugurou uma biblioteca com acervo sobre a conservação do meio ambiente e temas relacionados, que estará aberta aos visitantes para consulta e será continuamente atualizada.

As mais de 100 pessoas que compareceram à cerimônia de entrega do título apreciaram o Grupo Concertada e as canções regionais, da MPB, com a participação especial do músico e compositor caiçara Luís Perequê. A surpresa da noite foi o convite de Perequê a seus amigos do Grupo Paranga – de São Luís do Paraitinga – que subiram ao palco e cantaram juntos algumas de suas composições que retratam as matas, os rios e a cultura caiçara, encerrando essa noite marcante para o TAMAR e as instituições certificadas.

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - Com a missão de contribuir com uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada pela UNESCO no Brasil. É a maior reserva da biosfera do mundo, ocupando áreas nos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica. Tem três funções básicas - a conservação da Biodiversidade, a geração e difusão do Conhecimento tradicional e científico e a promoção do Desenvolvimento Sustentável.

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal e da Arcor do Brasil.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras