pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

V Ciclo de Palestras sobre Conservação de Tartarugas Marinhas no Ceará

22/06/2016 - Evento marcou importante parceira pelas tartarugas. Leia mais. ↓

A equipe da base do Projeto Tamar em Almofala/CE realizou o "V Ciclo de Palestras sobre Conservação de Tartarugas Marinhas no Ceará" no final de maio. Foi um momento de fortalecer parcerias na conservação das tartarugas que ocorrem no estado. Estiveram presentes representantes das Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza, da Fiscalização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Secretaria de Meio Ambiente de Itarema, da Universidade Federal do Ceará através do Grupo GTAR, da Faculdade de Medicina Veterinária - FATECE, IBAMA-CETAS, e da Comissão Ilha Ativa - Grupo FAUNAMAR- PI.

Desta vez, a proposta era que cada instituição apresentasse os resultados alcançados no ano de 2015. O coordenador do Tamar no Ceará, Eduardo Lima considerou muito importante esse processo de socialização das informações e muito gratificante ver a evolução dos grupos, o envolvimento e a seriedade deles em relação aos trabalhos realizados em benefício das tartarugas marinhas na área da Grande Fortaleza e no litoral extremo oeste do Ceará. "A felicidade em contribuir estava no rosto de cada participante e ficou claro nas avaliações e agradecimentos finais que temos importantes aliados para a proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção", conta o coordenador.

No último dia de evento, uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) fêmea adulta foi necropsiada pelo veterinário e chefe do CETAS-IBAMA Dr. Walber Feijó, e tudo foi explicado de forma didática. Houve ainda uma soltura de tartaruga-verde (Chelonia mydas), ou como é conhecida na região, uma aruanã, que foi capturada em curral de pesca e devolvida ao mar com a participação do grupo.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras