pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

A III Semana do Mar em Ubatuba reuniu mais de 3 mil amigos dos oceanos

15/06/2016 - Uma grande mobilização pela vida ajudou a refletir sobre como devemos e podemos proteger a natureza. Leia mais. ↓

O Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil, Arcor do Brasil e o patrocínio oficial da Petrobras, realizaram a ‘III Semana do Mar’, entre os dias 05 e 11 de junho de 2016. O evento fez parte da Programação da 7ª edição do ‘Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’, que começou no dia 26 de maio e teve como objetivo sensibilizar, refletir e realizar ações em prol da proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos. As atividades da III Semana também comemoraram o Dia do Meio Ambiente (5/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (8/06).

Com o apoio de diversos parceiros locais, os eventos contaram com uma vasta programação de palestras relacionadas aos mares e oceanos, documentários, exposições, apresentações culturais, contação de histórias, mutirão de limpeza de praia, ações educativas, soltura de tartarugas marinhas e muito mais. Vale destacar a participação da equipe do Projeto Albatroz nas ações educativas, na capacitação professores da rede pública de ensino com o uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar, no “Abraço do Albatroz” que foi dado em muita gente, na limpeza de praia e na soltura de tartarugas marinhas reabilitadas. O Projeto Albatroz, assim como o Tamar, integra a Rede BIOMAR, que reúne projetos que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil e que são patrocinados pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

Apoiando o VII Festival da Mata Atlântica, o Tamar recebeu as exposições dos parceiros do Festival, por onde passaram centenas de alunos de escolas municipais de Ubatuba que puderam conhecer um pouco sobre as tartarugas marinhas e as instituições que trabalham em prol do meio ambiente na região. O espaço cultural do Tamar também abrigou as atividades culturais e musicais com a banda Os Lokais, Trio de Vento, DSP in Jazz e o lançamento do CD solo “Libélula” da cantora Ieda Terra, que também é vocalista da banda do Tamar Os Cascudos. 

No dia 05 de junho, aconteceu na Praia do Itaguá, a soltura de tartarugas marinhas, onde o público pôde presenciar esse emocionante momento da volta ao mar de tartarugas que foram reabilitadas pelo Tamar. Também teve a abertura da exposição fotográfica da Rede Biomar, mostrando os bichos protegidos pelos projetos de conservação marinha. Destaque para as apresentações musicais: a banda Os Cascudos abriu a noite interpretando canções em defesa das tartarugas marinhas e dos oceanos, e, na sequência, Gabriel o Pensador arrepiou o público numa inesquecível apresentação cheia de surpresas.

Mas o dia 05 foi apenas o começo de uma programação especial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos. Durante a semana, o Instituto Costa Brasilis captou imagens, impressões e percepções dos participantes das atividades para o projeto “Olhe para o Mar”. Também realizou a atividade “Tarot Ambiental”, uma forma divertida de conscientizar o público participante.

Nos dias 06 e 09/06, a contadora de histórias Mariza Taguada apresentou “Histórias sobre o Mar” com a participação de alunos de escolas de Ubatuba. A personagem “Tortuguita” apareceu durante o segundo dia de contação de histórias, fazendo a alegria das crianças, que posaram pra foto com a animada presença da personagem que ainda distribuiu chocolates “Tortuguita” para o público infantil.

Aconteceram diversas palestras relacionadas ao meio ambiente: “Manguezal: Berço Ameaçado”, com Luiz Claudio Santiago Bernardes da APPRU; “Como Interpretar as Previsões de Ondas”, com Dr. André Lanfer, do INPE- Instituto de Pesquisas Espaciais; “O Papel da Mídia na Conservação Ambiental” com Patricia Palumbo, da Rádio Vozes – Programa Baleia Azul; “Programas de Monitoramento de Praias - A importância da Gestão de Dados de Biodiversidade para a Conservação Marinha” com Prof. Dr. André Barreto da UNIVALI; e “O Lixo no Mar” com o oceanólogo Hugo Gallo Neto do Aquário de Ubatuba.

O documentário “Ubatuba um Mar de Memórias”, produzido pelo Projeto Garoupa, foi exibido no auditório do Aquário de Ubatuba e retratou um pouco o estilo de vida do povo caiçara. O vídeo é fruto de oficinas de audiovisual realizadas pelo Projeto Garoupa com as comunidades tradicionais do município.

Nos dias 08, 09 e 10, o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil promoveram o Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo foi sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Palestras, debates, oficinas e passeios ambientais fizeram os participantes refletirem sobre ações pelo meio ambiente e o futuro que podemos deixar para as novas gerações. Os resultados do Encontro foram apresentados pelos jovens participantes no encerramento da III Semana do Mar, através de uma apresentação de teatro descontraída e didática.

O último dia de atividades, 11 de junho, começou com a limpeza de praia e mar, na praia do Itaguá e Caisão, e a soltura de tartarugas marinhas. Alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba, o Projeto Albatroz, o Aquário de Ubatuba e parceiros do evento participaram recolhendo os resíduos de lixo ao longo da Praia do Itaguá, enquanto outra equipe mergulhava no Caisão para retirar do fundo do mar todo tipo de materiais descartados pelo homem. Mais uma vez a personagem Tortuguita apareceu pra animar o público, posar para fotos e distribuir chocolates. 

A apresentação musical da noite, com o patrocínio do Instituto Arcor  Brasil, fechou a programação da III Semana do Mar com chave de ouro! O músico e compositor Luís Perequê trouxe música de qualidade e convidados especiais, que tornaram o evento ainda melhor. Carlinhos Antunes com Quarteto Mundano, e a participação especial de P. C. Castilho, formaram com Perequê um arranjo que misturou a diversidade da música brasileira e seus ritmos. Carlinhos Antunes, que ajudou a fundar o Quarteto Mundano, é multi-instrumentista, cantor, compositor e arranjador. Integrou o grupo Tarancón e fez inúmeros trabalhos de relevância no Brasil e em outros países. Já o compositor, flautista e cantor Paulo César Castilho (conhecido como P.C. Castilho), trouxe ao elenco uma suave sonoridade com sua voz, violão e flauta transversa, cantando composições próprias e integrando um som de qualidade nas canções de Luís Perequê. O evento de encerramento, que contou ainda com o apoio do Silo Cultural de Paraty, encantou o público presente com a qualidade de som que os músicos formaram juntos.

Mais de 3.000 pessoas participaram e prestigiaram as atividades durante todo o evento. “Os resultados e frutos positivos da semana demonstram que vem aumentando o interesse da sociedade por atividades que buscam preservar mares e oceanos, participando e contribuindo cada vez mais com ações cotidianas em prol do meio ambiente”, disse a coordenadora do Tamar Ubatuba, Berenice Gallo.

Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras