pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Rede Jovem Mar abordou a conservação marinha sob a perspectiva da juventude

30/11/2015 - Encontro nacional de jovens das comunidades litorâneas: união e respeito para um futuro melhor. Leia mais. ↓

No início de novembro (5 a 9) aconteceu na Praia do Forte/BA, no Espaço Baleia Jubarte, um encontro de jovens atuantes nos projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela PETROBRAS por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os projetos da Rede BIOMAR (Tamar, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Albatroz e Golfinho Rotador) promoveram o encontro Jovem Mar, uma grande reunião de ideias e troca de experiências entre 50 jovens de comunidades litorâneas brasileiras. Nos cinco dias de encontro foram apresentadas por eles com muita criatividade e entusiasmo as realidades e condições ambientais das regiões onde vivem.

  

Foi uma grande oportunidade para que esses jovens desenvolvessem e identificassem possibilidades e competências para atuarem ativamente como cidadãos, no acompanhamento e na análise de políticas públicas que vinculam juventude e ambientes marinhos, explica a coordenadora de educação ambiental e inclusão social do TAMAR, Valéria Rocha. Cada projeto formou uma equipe de 10 integrantes. Houve debates e palestras ligadas ao protagonismo juvenil na causa ambiental, conversas, dinâmicas de grupo. Estivemos diante de contextos sociais, culturais e ecológicos diferentes, de visões de mundo diversificadas, de experiências múltiplas, de instituições que embora tenham foco similar, possuem suas singularidades. O momento foi de crescimento individual, coletivo e institucional, de profundo aprendizado e intensa vontade de construir um futuro melhor, conta a coordenadora.

A galera toda teve a oportunidade também de conhecer em detalhes na Praia do Forte o Espaço Baleia Jubarte, o centro de visitação do Tamar, o Projeto Floresta Sustentável e o Castelo Garcia D’avila. 


Desova de tartaruga-cabeçuda, Praia do Forte/BA.

Projeto TAMAR

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma soma de esforços da Fundação Pró-TAMAR e do Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Desde 1983, o Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Saiba mais sobre a Rede BIOMAR

A PETROBRAS tem um compromisso com a biodiversidade marinha patrocinando projetos que preservam espécies interligadas ecologicamente. A Rede BIOMAR é composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e TAMAR. Do fundo do mar a gente entende. Programa PETROBRAS Socioambiental.

Visite:

www.projetotamar.org.br
www.projetoalbatroz.org.br
www.coralvivo.org.br
www.baleiajubarte.org.br
www.golfinhorotador.org.br

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras