pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Novo espaço do TAMAR deixa visitantes entre a lua e o sol

21/09/2015 - Venha conhecer o novo espaço da Praia do Forte/BA, 26 e 27 de setembro às 20 horas, melhor local para ver o raro fenômeno da Lua Vermelha. Leia mais. ↓

Novo espaço do TAMAR deixa visitantes entre a lua e o sol

TAMAR Praia do Forte/BA

O centro de visitação do Projeto TAMAR ganhou um novo ambiente para quem curte admirar a bela vista à beira-mar e degustar delícias com o sabor e o aroma da Bahia. Uma pré-inauguração do Espaço Tivoli Entre a Lua e o Sol acontecerá na véspera (26) e na noite do raro fenômeno da Lua Vermelha (27), e o restaurante estará aberto. Os visitantes poderão ver de mais perto um espetáculo da natureza no melhor ponto de vista da vila de pescadores.

O Espaço Tivoli Entre a Lua e o Sol foi nomeado em homenagem ao ângulo onde está posicionado, que permite ver a lua nascer e o sol se pôr. O lugar tem cenário de "arrombar a retina" e será ideal para ver o raro fenômeno da Lua Vermelha (27/09), quando o planeta Terra estará exatamente entre a lua e o sol, ruborizando a lua com a sombra de sua atmosfera.


Montagem simulando a Lua Vermelha.

Previsão de noite clara e ventos moderados da direção nordeste. Lunetas emprestadas de amigos estarão disponíveis para ver de mais perto esse show do universo. "O forte do lugar é também o contato com os sons da natureza, mas vamos ter uma breve apresentação com música nova para homenagear a ocasião, o toque de nosso chef Carlos Bento, pouca luz, ambiente aconchegante e muitos amigos", convida Guy Marcovaldi, um dos fundadores e coordenador do Projeto TAMAR.

Horários (Scientific American, via Julio Vasconcelos):

21:10 - Lua entra na penumbra 
22:07 - Lua entra na sombra
23:10 - início da totalidade
23:47 - Máximo do eclipse
00:23 - Fim da totalidade
01:27 - Lua deixa a sombra
02:24 - Lua deixa a penumbra

Espaço Cultural Tamarear - À beira-mar, o Restaurante do TAMAR propõe em um só lugar a reunião de várias expressões "artístico-culturais-gastronômicas", com um cardápio que revela sabores e aromas da cozinha baiana; mais uma oportunidade para contribuir com o trabalho de conservação das tartarugas marinhas.

Tivoli - Vizinho e amigo há 30 anos, está sempre de mãos dadas com o TAMAR pela proteção às tartarugas.

Projeto TAMAR - Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Desde 1983, o Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

SERVIÇO

Pré-lançamento do Espaço Tivoli Entre a Lua e o Sol
Local: Centro de Visitantes TAMAR Praia do Forte, Mata de São João/BA.
Data: 26 e 27/10/2015
Horário: 20h00 (apresentação musical com Marcela Martinez).
Eventos gratuitos.
*A renda do Restaurante do TAMAR é 100% para a conservação das tartarugas marinhas.
Saiba mais sobre a Lua Vermelha.

Mais informações:
Projeto TAMAR Praia do Forte/BA
Tel: 71 3676-1045 / 0321
centrodevisitantes@tamar.org.br

Visite: www.tamar.org.br

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras