pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tartarugas marinhas inspiram curta de animação feito por estudantes de Florianópolis

13/07/2015 - Tamu e seus amigos: navegue nesta aventura! Leia mais. ↓

Tartarugas marinhas inspiram curta de animação feito por estudantes de Florianópolis

Suuuuper produção!

A animação 'Tamu e seus amigos: navegue nesta aventura', feita pelos alunos do 1º ano A do Ensino Fundamental de 2014 do Colégio Aplicação de Florianópolis/SC, foi um dos 39 filmes selecionados para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM/2015). Durante um ano, a professora Mariza Konradt de Campos manteve contato com o Projeto TAMAR de Floripa, enviou fotos dos trabalhos dos alunos e se atualizou sobre a conservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Contou também com o auxílio do material de apoio guia do professor do Programa Amigos do Mar, parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto TAMAR.

Tudo começou em Aracaju/SE, quando Tamu, uma tartaruga de pelúcia, visitou suas amigas tartarugas no TAMAR pela primeira vez. A partir daí, a professora desenvolveu uma atividade multidisciplinar que abordou o tema da proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção, e teve como resultado o vídeo abaixo, selecionado entre 385 trabalhos inscritos no FAM/2015, que foi realizado de 19 a 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Aumente o som e assista!

Para a coordenadora do TAMAR Florianópolis, Juçara Wanderlinde, o trabalho é um ótimo exemplo de como os professores podem tratar esse assunto em sala de aula. O filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças a ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais, e ao trabalho de instituições como o Projeto TAMAR, conta a professora Mariza. "Os alunos pesquisaram, assistiram a documentários, leram, fizeram questionamentos, ouviram palestras, registraram, fizeram visitas em busca de informações e descobriram muitas curiosidades sobre as tartarugas marinhas. A presença do Tamu na sala permitiu, além do incentivo à produção oral e escrita, o estímulo para a turma explorar a biodiversidade marinha e questões como aquecimento global, poluição, extinção de espécies e o respeito às diferenças. As crianças escolheram como trilha sonora a música 'Deixa a tartaruga nadar', de Guy Marcovaldi e Moriel Costa, tocada pela Banda Dazaranha, do CD do Projeto TAMAR '30 Anos de Histórias para Cantar'. O filme mostra que ser uma tartaruga marinha nos dias de hoje não é fácil! Além de fugir dos predadores naturais, as tartaruguinhas precisam, desde cedo, superar diversos problemas causados pela ação humana para sobreviver, como a poluição dos mares, a pesca acidental e o aquecimento global. O filme acaba com um lindo arco-íris cobrindo o TAMAR, mostrando que temos pessoas e entidades que se preocupam em cuidar da natureza. O artista Diego de los Campos auxiliou na gravação e fez a edição do filme. Contamos também com a colaboração das bolsistas Beatrice Noleto, Natália Oliveira e Michele Freitas".

Veja agora aqui abaixo o making of dessa suuuuuuper produção!!! 

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free digital slideshow made with Smilebox

 

Saiba mais: Alunos do Aplicação têm filme selecionado para o FAM

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras