pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

O inesquecível IV Mês da Cultura Popular do Tamar Ubatuba

28/08/2014 - Em sua 4ªedição, o ‘Mês da Cultura Popular’ trouxe expressões culturais da região e encerrou com um encontro de Luís Perequê, Paranga e Kátia Teixeira. Leia mais. ↓

O Projeto Tamar Ubatuba comemorou mais um ano de sucesso do IV Mês da Cultura Popular, realizado em parceria com o Silo Cultural de Paraty e a Secretaria de Turismo de Ubatuba, tendo como apoiadores culturais o Restaurante Perequim, a Pousada Recanto das Palmeiras, o Restaurante Refúgio da Louca e o Grupo Petra Filmes.

O encerramento do evento reuniu grandes músicos no Casco Acústico do Tamar, numa noite inesquecível! O Show “Assim na Serra como no Mar” trouxe a competência, a irreverência e a alegria dos músicos Luís Perequê e Juliano de Paraty, Negão dos Santos, Renata Marques, Lia Marques e João Gaspar do Grupo Paranga de São Luis do Paraitinga, e a cantora paulistana Katya Teixeira. Um encontro memorável de talentos e carreiras musicais dedicadas à valorização da cultura popular.

Mais de 3.600 pessoas participaram e se encantaram com a riqueza das apresentações musicais, danças, vídeos, oficinas ‘Como se faz’, contação de histórias, exposições e apresentações de vídeos com a temática cultural e o modo de vida das comunidades tradicionais do litoral norte de SP, que fizeram parte da programação especialmente delineada para o mês do folclore brasileiro.

Foram exibidos os documentários “Dias de Caiçara”, “A corrida de Canoas da praia da enseada”, “O feitio da canoa pelo canoeiro Renato” e “Preservar é resistir”, produzido pelo Fórum de Comunidades tradicionais (Paraty/Angra/Ubatuba), que também manteve um mostra fotográfica sobre as comunidades tradicionais da região no Espaço de Exposição do Centro de Visitantes.

A contadora de histórias Mariza Taguada conduziu os visitantes num tour diferente pelo Tamar, contando dentre outras histórias a “Lenda do Guapuruvu” e o “Boi de Conchas”. O Grupo Concertada fez sua apresentação mensal com repertório temático sobre a cultura popular, convidando o Afoxé Ilú Omi Obatalá, que trouxe uma belíssima manifestação afro-brasileira.

Sob a orientação do Mestre Rabequeiro Mario Gato, os visitantes tiveram a oportunidade de aprender “Como se faz” uma rabeca. Outros artesãos de Ubatuba, Mestres Zé Cobra, Maximiano e Andrezinho fizerm a demonstração de “Como se faz” as canoas e remos caiçaras.

A Congada de São Benedito, sob a orientação do Mestre Dito Fernandes, caiçara da comunidade do Poruba, demonstrou a riqueza e pureza da convivência comunitária na manutenção das tradições culturais e religiosas.

O Fandango Ubatubano se apresentou com a Xiba no palco do Tamar, recebendo os Cirandeiros “Os Caiçaras” de Paraty/RJ, mostrando antigas tradições nos pés e na voz de pessoas que lutam para manter viva a cultura. Valorizando a troca do conhecimento tradicional entre as comunidades dos dois municípios, o Fandango foi à Paraty, onde se apresentou com os Cirandeiros no Silo Cultural ‘João Kleber’.

E assim, o Projeto Tamar segue fortalecendo laços culturais e conquistando aliados para a conservação das Tartarugas Marinhas!

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras