pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Pesquisa analisa a saúde de tartarugas marinhas em cinco estados brasileiros

04/06/2014 - A tese de doutorado teve auxílio financeiro da FAPESP, e apoios do CENA-ESP, da ESALQ-CENA/USP e do Projeto Tamar. Leia mais. ↓

Pesquisa analisa a saúde de tartarugas marinhas em cinco estados brasileiros

Tartaruga-verde

A bióloga Silmara Rossi defendeu sua tese de doutorado no dia 15 de abril/2014, com o estudo que envolveu tartarugas-verdes (Chelonia mydas), com e sem fibropapilomatose (uma doença tumoral), capturadas em cinco regiões monitoradas pelo Projeto Tamar: Florianópolis/SC, Ubatuba/SP, Vitória/ES, Almofala/CE e Fernando de Noronha/PE. As equipes do Tamar de cada área estudada possibilitaram e facilitaram o contato da pesquisadora com as tartarugas para obtenção das amostras sanguíneas. Os resultados das análises indicaram exposição a compostos poluentes e sua acumulação no organismo dos animais amostrados.

O objetivo principal foi estudar aspectos relacionados à imunossupressão causada pela fibropapilomatose, além de verificar a presença de compostos orgânicos chamados de bifenilas policloradas (PCBs) usados em transformadores, capacitores, fluidos de transferência de calor e como aditivos na formulação de plastificantes, tintas, adesivos e praguicidas. A pesquisadora explica que a comercialização, utilização e fabricação desses compostos foram proibidas no Brasil em 1981, porém 31% da produção mundial já havia atingido o meio ambiente. Como possuem a capacidade de se acumularem nos seres vivos, podem causar diversos efeitos na saúde e por isso podem estar relacionados ao desenvolvimento da fibropapilomatose nas tartarugas-verdes, pois são considerados imunossupressores e promotores de tumores.

Foram coletadas amostras de agosto/2010 a novembro/2013 e os resultados obtidos de 49 animais (33 com fibropapilomatose) para as análises da atividade dos leucócitos e 80 (59 sem fibropapilomatose e 21 com a doença) para as análises de PCBs. Os animais acometidos tiveram maiores concentrações dos compostos, com algumas exceções para as tartarugas capturadas em Vitória. Correlações indicaram que conforme aumentou a concentração de PCBs nas amostras, aumentou a atividade dos linfócitos (um dos cinco tipos de leucócitos). Outros experimentos ainda precisam ser realizados para confirmar a relação dos poluentes com a fibropapilomatose.

O estudo teve orientação da Profa. Dra. Eliana Reiko Matushima e o apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A análise de PCBs foi realizada no CENA-USP sob a supervisão do Prof. Dr. Valdemar Luiz Tornisielo. Silmara estava ligada ao Programa de Pós-Graduação Interunidades da ESALQ-CENA/USP (área de concentração: Ecologia Aplicada).

Tese se doutorado: Análise da atividade de leucócitos e de bifenilas policloradas aplicada ao estudo da fibropapilomatose em Chelonia mydas (Testudines, Cheloniidae) (Linnaeus, 1758).

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras