pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Esforços conjuntos são discutidos em encontro pela conservação das tartarugas marinhas

23/05/2014 - Realizado o Workshop Técnico anual das regionais Bahia e Sergipe do Tamar. Leia mais. ↓

Esforços conjuntos são discutidos em encontro pela conservação das tartarugas marinhas

Proteção para as tartarugas marinhas.

Foi realizada nos dias 6 e 7 de maio a edição 2014 do Workshop Técnico anual das regionais Bahia e Sergipe do Projeto Tamar. O evento teve como objetivo avaliar os resultados da temporada 2013-2014 nessas importantes áreas de reprodução de tartarugas marinhas no país e discutir temas e desafios comuns. 

As apresentações dos pesquisadores trataram de questões como o manejo e a proteção dos ninhos nas áreas de desova, resultados dos estudos com telemetria, principais avanços nas pesquisas em áreas de alimentação, assim como das ameaças às populações de tartarugas marinhas, com destaque para a captura pela pesca. O tema da Educação Ambiental fechou o ciclo de apresentações no primeiro dia de encontro, pois é parte integrante do programa de conservação e relaciona-se com todos os outros assuntos. Foram apresentados os resultados dessas atividades, que são direcionadas a públicos diversos. No segundo dia, as equipes se reuniram para discutir as ações realizadas durante a temporada que passou e, com base nas iniciativas de êxito e novos desafios a vencer, planejar ações para a temporada seguinte (2014/2015).

A coordenadora de pesquisa e conservação do Tamar, Neca Marcovaldi, explica que apesar do território geográfico dividido, Bahia e Sergipe representam uma zona ecológica única sob o ponto de vista das tartarugas marinhas. Por essa razão e pela relevância dessa área para a conservação, os esforços conjuntos são capazes de aumentar as chances de sobrevivência desses animais ainda ameaçados de extinção. 

Bahia e Sergipe compartilham a principal área de desova de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) e também são os principais locais de desovas das tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e das tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) no Brasil.

Este ano, além das equipes da Bahia e de Sergipe, estiveram presentes convidados das regionais do Tamar do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os professores de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Charbel Niño El-Hani e Antoine OHC Leduc, também contribuíram com o encontro.

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras