pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Confira a programação da 12ª Semana Nacional de Museus no Tamar

10/05/2014 - De 12 a 18 de maio/2014, venha visitar o Projeto Tamar e entrar com as tartarugas marinhas em um mundo de coleções e conexões com a conservação. Leia mais ↓

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros desenvolvem uma programação especial proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), chamando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido: (2014) Museus: as coleções criam conexões.

O Projeto Tamar sempre buscou soluções criativas para garantir a conservação das tartarugas marinhas, e desde o começo ficou claro que primeiro era preciso conectar. Conectar as pessoas (pesquisadores, comunidades, toda a sociedade) com as tartarugas marinhas, com o oceano.

Ao longo dos seus 34 anos de existência, o Tamar colecionou dados, metodologias, resultados, casos de sucesso (conservação e pesquisa aplicada), amigos e aliados, prêmios, histórias para contar e para cantar. Tem coleções de músicas, de fotografias e vídeos.

Durante a 12ª Semana de Museus vamos contar através das coleções do Tamar como as tartarugas marinhas conectam e dão sentido a tudo. Como elas promovem a conexão entre as diferentes regiões do Brasil e do mundo, através de suas rotas migratórias, da conservação compartilhada entre países, ameaças comuns, ações comuns, eventos e grupos de trabalho, congressos e grupos científicos, comunidades, pesquisadores, estudantes, universidades, centros de pesquisa no mundo todo.

As tartarugas marinhas conectam também a diversidade cultural, conectam ideias e soluções sustentáveis, atitudes cidadãs, os estados do Brasil, e o Brasil com o mundo. Através da força e diversidade de cada local que visita e ocupa, a tartaruga marinha é a conexão entre as pessoas, a Cultura e o oceano.

"Coleções são complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, participação e fruição". (Angelo Oswaldo de Araújo Santos,Presidente do Instituto Brasileiro de Museus). Leia mais aqui.

Participe:

Praia do ForteProgramação

Aracaju - Programação

Ubatuba - Programação

Florianópolis - Programação

Fernando de Noronha - Programação

Guriri - Programação

 

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras