pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Programa Amigos do Mar capacitou professores da Praia do Forte

30/04/2014 - Conjunto de ferramentas auxilia a inclusão de atividades sobre a proteção às águas e aos animais marinhos no currículo escolar. ↓

Programa Amigos do Mar capacitou professores da Praia do Forte

Soltura de tartaruga-verde reabilitada

Uma capacitação para uso dos materiais didáticos do Programa Amigos do Mar foi oferecida em 11/04/2014 para 47 educadores de duas escolas da Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia: Escola Municipal São Francisco e Creche-escola Finn Larsen. Os professores tiveram contato com um conjunto de ferramentas para incluir no currículo escolar a proteção às águas e aos animais marinhos. Como envolver o aluno com o assunto para que ele interaja com o conteúdo? Essa foi uma das questões que nortearam o dia de trabalho em grupo.

A programação privilegiou práticas e reflexões sobre as atividades do Guia do Professor Amigos do Mar, com dinâmicas, jogos e vivências, no auditório do Instituto Baleia Jubarte, parceiro do Tamar de longa data e integrante da Rede BIOMAR. No Centro de Visitantes do Tamar, os professores participaram de mais uma das atividades do Guia, a ‘Gincana das Tartarugas’, e acompanharam a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) reabilitada.

O Programa Amigos do Mar, uma iniciativa do Instituto Arcor em parceria com o Projeto Tamar, fomenta e fortalece atitudes em prol do cuidado com as águas, tendo as tartarugas marinhas como embaixadoras da conservação ambiental. O apoio aos educadores é oferecido no alcance do conteúdo curricular obrigatório do ensino fundamental, sugerindo atividades interdisciplinares e lúdicas para encantar e estimular nas crianças a curiosidade e o respeito à vida, contam as coordenadoras de educação ambiental do Tamar, Maria Luiza Camargo e Valéria Rocha, que conduziram o dia de trabalho.

O Programa Amigos do Mar também disponibilizou um Kit Amigos do Mar para cada base do Tamar, contendo jogos, livros, multimídia, réplicas e material biológico. Esse kit é emprestado às escolas para complementação das atividades de sala de aula. 

Saiba mais sobre o Programa Amigos do Mar: www.institutoarcor.org.br/amigosdomar - onde há o conteúdo completo e um exclusivo acervo de imagens do mundo marinho, que podem ser acessados e baixados gratuitamente.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras