pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar Guriri comemora 25 anos

30/01/2014 - Muita chuva depois, foi possível celebrar o aniversário com a alegria de sempre. Leia mais. ↓

Tamar Guriri comemora 25 anos

As cabeçudinhas vão voltar daqui 30 anos para dar os parabéns e fazer ninhos.

Em meio a chuvas intensas e a maior enchente dos últimos 90 anos no Espírito Santo, a base de Guriri completou 25 anos de trabalho duro e dedicação à proteção das tartarugas marinhas. A programação especial teve Cesar Domiciano contando em versos populares a história dos 25 anos do Tamar Guriri; leitura coletiva do livro “Festa na praia, alegria no mar”, de Gerson Abarca; e exposições culturais de artistas da terra, que ressaltaram a história da cultura mateense, como “Encontro das artes” de Euclides Rampinelli, exposição de cerâmica das artesãs Ângela e Hosana, e a Arte de Grafite e Aerografia de Vinícius Gomes. Para a criançada, tarde animada com algodão doce e cama elástica, além das curiosidades sobre as tartarugas e os oceanos. A abertura de ninhos nascidos na noite anterior e a soltura ao mar de filhotes de tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) foram o ponto alto da comemoração, emocionando a todos.


Cesar Domiciano e seus versos populares sobre a história dos 25 anos do Tamar Guriri.

A festa aconteceu no dia 12 de janeiro/2014, depois que bases do Tamar no ES ficaram ilhadas, trabalhando em regime de contenção de combustível e comida. O atendimento às comunidades com jipes e barcos ajudou a resgatar famílias, muitas lagoas se formaram, impedindo o acesso dos pesquisadores às praias, conta o coordenador nacional do Tamar, Joca Thome. Após momentos difíceis, mas de muita solidariedade e união, a comemoração teve um gostinho especial.

Guriri é um exemplo de conservação das praias: mesmo registrando grande fluxo turístico, consegue adequar a iluminação e evitar a construção de barracas nas áreas onde ocorrem as desovas de tartaruga marinha. A base de pesquisa e conservação foi implantada em 1988. Monitora 53 quilômetros de litoral, desde a praia de Urussuquara, ao sul, até o município de Conceição da Barra, ao norte. Protege anualmente cerca de 200 desovas, com 12 mil filhotes das espécies cabeçuda (Caretta caretta) e de couro (Dermochelys coriacea).


Leitura de “Festa na praia, alegria no mar” e pula-pula para a galerinha.

O Centro de Visitantes funciona de terça a domingo, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Para saber se no dia da visita há soltura de filhotes, basta ligar para o telefone (27) 3761-2104 e perguntar.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras