pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Projetos unem forças para proteger os meros

22/11/2013 - Tamar e Meros do Brasil realizaram semana de arte e informações sobre os peixes ameaçados de extinção. ↓

Projetos unem forças para proteger os meros

Parceiros na pesquisa e conservação da vida marinha

Dois meros foram devolvidos ao mar no final de uma semana de atividades culturais nas bases de Arembepe e Praia do Forte. Sob aplausos emocionados das pessoas que acompanharam os pesquisadores dos projetos Tamar, Meros do Brasil e da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, os peixes voltaram para casa saudáveis, prontos para continuar a cumprir suas funções ecológicas. Foi realizada a coleta de dados biométricos e genéticos, e a marcação dos espécimes para acompanhamento. Os projetos conservacionistas, parceiros na proteção dos oceanos, são patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Memórias do Mar - A expedição “Memórias do Mar – Uma Aventura Transdisciplinar pelo Litoral Brasileiro” visitou com o 'Mero Móvel' bases do Tamar na Bahia (6-8/11). A iniciativa do Coletivo Memórias do Mar, do Projeto Meros do Brasil, encantou adultos e as crianças da Escolinha do Tamar, em Arembepe, e da turma dos Tamarzinhos da Praia do Forte. As atividades incluíram alimentação dos meros, informações sobre a biologia, ciclo de vida, comportamento, status de conservação da espécie e oficinas de cordel, resgatando histórias e tradições das comunidades.

Zé Mero, pescador parceiro do Tamar, que já capturou meros no passado, contou as histórias de seus encontros com o peixe que inspirou seu apelido. Hoje, consciente dos problemas que a extinção de uma espécie pode causar a todo o ecossistema, trabalha pela conservação das tartarugas marinhas e seus amigos. É professor que ensina a pescar, desvendar os mistérios do mar, respeitar e viver em harmonia com a natureza.

O Sarau Musical “Memórias e Encantos do Mar”, que aconteceu no Tamar (08/11), teve recital de cordéis feitos pelas crianças nas oficinas e apresentação do Movimento Cultural Artemanha, de Caravelas/BA, com músicos e dançarinas em ritmo de carimbó, maracatu e sambas falando do mar, de suas criaturas e da vida de pescador. A banda Casco Cabeça, precursora do Movimento Tamarear, fez show acústico com músicas do CD 30 Anos de Histórias para Cantar. O convidado especial, repentista e compositor Xangai, parceiro do Tamar, fez uma participação inspiradora com sua música e poesia.

Para o responsável pelo Centro de Visitantes da Praia do Forte, biólogo Gonzalo Rostan, a semana em homenagem ao mero permitiu a confraternização entre dois importantes projetos de conservação marinha e a troca de experiências, integração essencial ao sucesso das iniciativas de proteção dos animais e do habitat compartilhado. Turistas, grupos de estudantes e amigos da comunidade puderam também aprender um pouco mais com a exposição “Mero – um brasileiro em perigo”, montada durante toda a semana no espaço de exposições do Tamar. Ficaram registrados os momentos inesquecíveis na memória e os agradecimentos de toda a equipe do Tamar ao Projeto Meros do Brasil, aos pesquisadores parceiros da UFAL e a todos que ajudaram na organização e participaram dos eventos.

   

Clique nos cartazes p/ ampliar.

Saiba mais sobre o Senhor das Pedras:

Meros do Brasil

O Eco

TV Bahia

Meros do Brasil (Epinephelus itajara)

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras