pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Venha aprender a cuidar das praias e do oceano com as tartarugas

03/10/2013 - Teatro, circo, música, filmes, brincadeiras e muito mais! Em outubro, o Tamar tem programação especial para as crianças se divertirem aprendendo! ↓

Venha aprender a cuidar das praias e do oceano com as tartarugas

Qual é a maior de todas as tartarugas marinhas?!

BAHIA

Praia do Forte


Clique p/ ampliar o cartaz

- Oficinas de Arte: Atividades voltadas para o público infantil, utilizando a arte para sensibilizar quanto à preservação marinha. Duração: 60 min.

- Mostra de Cinema Infantil: Curta e longa metragens para o público infantil com abordagem a temas socioambientais.

- Hora da Alimentação: Durante a alimentação dos animais as crianças aprendem o que as tartarugas marinhas comem e as ameaças que enfrentam no seu ambiente natural.

- Teatro de Bonecos – “Os Contos de Nicanor”: Martin Rosas apresenta “Os Contos de Nicanor”.  O jogo se baseia na essência do fantoche e sua condição inata de “objetar”.  Nicanor relata-nos brevemente a lenda da origem dos fantoches, e a partir daí, começará seu jogo de revelar, descobrir os artifícios dos titiriteros (bonequeiros). Duração: 40 min.

- Capoeira Esporão Infantil: Grupo de capoeira liderado pelo professor Macaco, onde os participantes são jovens e crianças da Praia do Forte e entorno. Duração: 30 min.

- Teatro de Reciclados - “Festa na Floresta”: O Teatro de Reciclados é um trabalho realizado na comunidade de Praia do Forte, onde os objetivos são a conscientização ecológica, utilizando personagens baseados em elementos da natureza, e a conscientização cidadã, pela integração de personagens baseados no folclore local.  A peça “Festa na Floresta” será apresentada por alunos da Escola Municipal São Francisco. Duração: 40 min.

- Teatro de Fantoches do Tamar: Teatro de Fantoches desenvolvido por crianças do programa de educação ambiental Tamarzinhos. Duração: 20 min.

- Coral do Mar: Grupo Musical de jovens e crianças da Praia do Forte e entorno sob direção musical de Luciano Calazans. Duração: 40 min.

- Nariz de Cogumelo – Espetáculo Circense “O Salone”: Com o carisma dos palhaços e humor despojado e simples, “O Salone” conquistou públicos de todas as idades e de diferentes classes sociais. A estética circense e as clássicas rotinas de barbeiro, próprias da palhaçaria dos circos do Brasil, servem como ponto de partida para as peripécias de três palhaços dentro de um salão de beleza.  Um patrão autoritário, uma cliente famosa e uma funcionária atrapalhada formam o trio que, acompanhados da música ao vivo, protagonizam este espetáculo. Duração: 50 min.

- Skyruila – “Vivências em Brincadeiras”: Uma vivência em brincadeira propicia às pessoas que elas se entreguem a elas mesmas independente da sua idade. Este Projeto desenvolve Recreação Criativa, através de brincadeiras que divertem e promovem o aprendizado, para crianças e famílias de todas as idades e nacionalidades, favorecendo brincadeiras típicas da região. Duração: 120 min.

- Espetáculo Musical PUMM – “Por Um Mundo Melhor”: O PUMM é um grupo musical voltado para o público infantil com foco na sustentabilidade, cidadania e preservação cultural das cantigas da infância brasileira, de domínio público, em que os integrantes – adultos – despertam suas crianças interiores para, através da música e da ludicidade, contribuir para reflexões entre crianças e adultos sobre ações em prol do meio-ambiente, da cidadania, da coletividade, do respeito e do futuro do planeta. Duração: 60 min.

Arembepe

Dia 12 de outubro

8:00 - Bicicletada - saída da Escolinha do Tamar e chegada à base de Arembepe
9:30 - Roda de capoeira com o Grupo Abolição
10:00 - Alimentação das tartarugas (Hora do gelo) e visita orientada
10:30 - Brincadeiras, pula-pula, palhaços, resgate de brincadeiras antigas (corrida do saco, corrida do ovo, cabo de força).

Sítio do Conde

No dia das crianças, a base Sítio do Conde vai levar aula de capoeira do grupo “Siribeira” para criançada  de Coqueiro e Mangue Seco.

SERGIPE

Abaís
Segunda Quinzena de Outubro: Atividades inseridas nas Visitas às Escolas e no Programa Tamar na Escola (Escola Municipal Emídio de Paula Almeida / Estância).

Pirambu
De 07 a 13 de Outubro: Palestra, Vídeo da Galera da Praia, Gincana Ambiental e Soltura de Filhotes. Pontal da Ilha (Comunidade Quilombola situada em Pirambu): Cinema a Céu Aberto e Soltura de Filhotes.

Ponta dos Mangues
Segunda semana de Outubro: Gincana Ambiental na Escola do Povoado de Ponta dos Mangues.

ESPÍRITO SANTO

Vitória

- Mostra de Cinema Infantil: Curta e longa metragens para o público infantil com abordagem a temas socioambientais.
- Cama elástica e pipoca: Diversão para as crianças no intervalo da oficina e do Cine Tamar.
- Oficinas de Arte: Atividades voltadas para o público infantil, reutilizando materiais, a fim de sensibilizar quanto ao descarte de lixo. Duração: 60 min
- Hora da Alimentação: Durante a alimentação dos animais as crianças aprendem o que as tartarugas marinhas comem e as ameaças que enfrentam no seu ambiente natural.

Guriri

Tartarugas Marinhas para colorir: Lindos desenhos para pintar.

Cama elástica: Todas as crianças poderão brincar na cama elástica.  

Pintura facial: Habilidosas mãos de artistas colorem os rostinhos das crianças com temas de animais marinhos.

Gincana de perguntas e respostas:  Jogo de perguntas e respostas interativo para as crianças aprenderem mais sobre a vida marinha.

Pintura em gesso: Peças em gesso com temas marinhos encantam as crianças e sensibilizam sobre a importância de se conservar todo o ambiente marinho.

Cine Tamar com pipoca- “Animais unidos, jamais serão vencidos”: O filme conta a história de um grupo de animais forçados a sair do seu habitat por causa da destruição causada pelos humanos. Eles vão para a África. Lá, um hotel de luxo esta usando toda a água e não há mais nada para os animais. Eles se unem para salvar a natureza.

Povoação

12/10/2013    13:00 – 17:00    Caça ao tesouro das tartarugas    Povoação
13/10/2013    13:00 – 17:00    Brincadeiras de criança    CIC – Centro de integração comunitária

Caça ao tesouro das tartarugas: As crianças vão atrás de pistas relacionadas ao ciclo de vida das tartarugas marinhas até encontrar o tesouro. Grupos com 4 integrantes.
Brincadeiras de criança: Jogos com as crianças, taco, corrida do saco, queimada. Será servido um lanche bem gostoso no final.

SÃO PAULO

Ubatuba

De 12 a 19 de outubro - confira o cartaz.

A programação inicia no dia 5 de outubro, com o lançamento de duas exposições. A primeira é uma homenagem ao Dia do Nordestino, a Exposição ‘Xilogravuras e Literatura de Cordel’, gentilmente cedida pelo historiador e fundador do Museu Caiçara Luís Ernesto Kawall, permanecerá no espaço do Museu Caiçara durante todo o mês. A segunda exposição apresenta as magníficas fotos dos pássaros brasileiros vencedoras do Concurso Avistar Brasil 2013.

Neste mesmo sábado, às 19h30, o Grupo Concertada faz sua apresentação mensal com um repertório de músicas nordestinas. Para este mês, há convidados muito especiais: Coro da Lira (Fundart) e Alunos de Mariza Muniz (Oficina de Arte Infantil), que sobem no Casco Acústico para também homenagear as crianças.

A partir do dia 7, a ‘Galera da Praia’ animará o Espaço de Exposição do Tamar com suas divertidas histórias em tirinhas. A Galera da Praia é o nome de um grupo formado pelas cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e que foram transformadas em personagens pelo artista baiano Renato Barreto. Esta exposição mostra histórias selecionadas desta turminha em tirinhas.

12 de outubro - O Tamar e a Arcor Brasil apresentam a ‘Tenda Amiguinhos do Mar’, com a ‘Caça ao Tesouro da Tortuguita’ (10h). Às 17h, a Cia Fulô, única companhia do litoral norte de São Paulo que tem como linguagem teatral a pesquisa em Teatro de Animação (união de diversas linguagens de bonecos, mascaras e palhaçaria), apresenta “Pequenos Seres, Mini Histórias”, uma obra que utiliza diversas formas de bonecos, em cenas irreverentes e animadas, onde a surpresa é um elemento  presente a cada instante.

Diariamente, a ‘Oficina de Arte-Reutilização’ (15h), acompanhada de brincadeiras e brindes.

No dia 19, as 17h, sobe ao Casco Acústico do Tamar a Cia DançanteAto, apresentando coreografias do espetáculo ‘O Sapo e a Bromélia’ e atividades interativas com as crianças. Imperdível!

CEARÁ

Almofala

Desenhos para colorir e Pintura de rosto
Atividades para as crianças, utilizando a arte para sensibilizar quanto à preservação do meio ambiente.
Hora do Gelo - Peixe em bloco de gelo é colocado no tanque das tartarugas marinhas. Elas adoram!

PERNAMBUCO

Fernando de Noronha

dia 09/10 - Gincana das tartarugas - Praia do Sueste
dia 10/10 - Captura especial com alunos da Creche Bem-me-quer 
dia 11/10 - Atividades infantis no Centro de Visitantes
dia 12/10 - Apresentação do Circo Caracas  

SANTA CATARINA

Florianópolis

Clique para ampliar o cartaz.

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras