pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Exposição '16 Anos de arte com o mar' encanta visitantes

30/09/2013 - Dudu Rodrigues mostra uma importante parte do trabalho de sensibilização e educação ambiental do Projeto Tamar. Leia mais. ↓

Exposição '16 Anos de arte com o mar' encanta visitantes

Jardim de águas-vivas

Lançada no início de setembro, a exposição do multiartista Dudu Rodrigues mostra uma importante parte do trabalho de sensibilização e educação ambiental do Projeto Tamar. No Centro de Visitantes da Praia do Forte, em Mata de São João/BA, é possível apreciar réplicas de tartarugas e de outros animais, um dos primeiros instrumentos de educação ambiental utilizados pelos pesquisadores para aproximar as pessoas dos temas da conservação das tartarugas marinhas. Um envolvente jardim de águas-vivas criado com materiais reciclados chama atenção e convida o público a um mergulho com uma Dermochelys coriacea, a tartaruga de couro.

A exposição celebra a contribuição de 16 anos de parceria entre Dudu e o Tamar, que ajuda os pesquisadores nas explicações sobre as ameaças a que estão expostas as tartarugas, as características de cada espécie, o comportamento e, principalmente, o que podemos fazer para protegê-las.

Lançamento - Entre amigos e admiradores da causa ambiental, o coquetel de lançamento da exposição teve música ao vivo e o alto astral que sempre contagia as pessoas nos eventos que acontecem no Tamar. O coordenador nacional, Guy Marcovaldi, contou a história da primeira réplica, que de tão parecida com a modelo natural, confundiu Neca, coordenadora de pesquisa e conservação, num chiste na sala de casa. Na época, 1997, o artista se inspirou em uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) que tinha uma deformação no casco. A perfeição dos detalhes, inclusive da concavidade no casco, surpreendeu a todos e Dudu passou a colaborar cada vez mais com o Tamar, espalhando réplicas, silhuetas e outras obras de arte com o mar por todas as bases do Projeto. 

Multiartista - Dudu Rodrigues faz arte há 19 anos, inicialmente no Rio de Janeiro, com diversos trabalhos cenográficos realizados para novelas, minisséries e programas da Rede Globo de televisão como Explode Coração, Hilda Furacão, Casseta e Planeta, Programa da Xuxa, entre outros. Em 1997, mudou-se para a Praia do Forte, onde aprimorou o trabalho de confecção de réplicas em vários materiais até chegar à fibra de vidro, criou ambientações, esculturas, pinturas. O multiartista faz tartarugas marinhas, peixes de diversas espécies, animais de fundo desconhecidos e misteriosos, pequenos e gigantes, e ainda toca gaita, guitarra, teclado e canta! Dudu fez parte da banda Casco Cabeça, uma das primeiras bandas do Projeto Tamar.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras