pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar capacitou equipe da Mar Brasil

18/09/2013 - 'Técnica de captura intencional de tartarugas marinhas' abordou metodologia aprimorada desde 1989. ↓

Tamar capacitou equipe da Mar Brasil

Cuidado com as tartarugas

O Tamar realizou de 26 a 31 de agosto/2013 um treinamento de manejo de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha/PE para a equipe da Associação Mar Brasil. “Técnica de Captura Intencional de Tartarugas Marinhas através do Mergulho Livre ou Autônomo” abordou a metodologia adotada no programa de captura intencional do Tamar, mantido regularmente desde 1989 no arquipélago. O treinamento tratou do manejo do animal, coleta de dados biométricos e marcação com anilhas de metal. Participaram quatro integrantes da MarBrasil: Camila Domit, bióloga e vice-presidente da organização; Lilyane Santos, coordenadora do REBIMAR; Janaína Bumbeer, coordenadora de biodiversidade; e Robin Hilbert Loose, instrutor de mergulho e coordenador de logística e operações náuticas.

REBIMAR é o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, um conjunto de ações socioambientais patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, que tem como um dos seus objetivos proteger as tartarugas verdes (Chelonia mydas) do litoral do Paraná. A bióloga Camila Domit explicou que esta foi uma preparação para a segunda fase do REBIMAR, quando haverá uma busca de informações das áreas onde as tartarugas verdes se encontram, se alimentam, e do tempo que passam na região. Os pesquisadores puderam também aprimorar as técnicas de mergulho durante a capacitação. “A experiência foi além da captura e cuidado com os animais, pois a equipe evoluiu as técnicas de mergulho autônomo tanto em flutuabilidade, respiração, equilíbrio, quanto à segurança”, conta Robin Hilbert Loose, um dos participantes.

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras