pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Energia do sol vai ajudar a proteger tartarugas marinhas

07/09/2013 - Sistemas solares fotovoltaicos já estão em funcionamento no Tamar da Praia do Forte. ↓

Energia do sol vai ajudar a proteger tartarugas marinhas

Donauer, a tartaruga.

O Projeto Tamar e a Donauer Solar do Brasil estabeleceram uma parceria para a instalação de dois sistemas solares que vão gerar eletricidade para o Centro de Visitantes da Praia do Forte/BA. Uma pérgola com 72 painéis e mais 12 colocados no telhado da loja captarão do sol a energia para abastecer o CV. A inauguração aconteceu no dia 5 de setembro de 2013 e marcou o início da colaboração da empresa com o programa de autossustentação do Projeto. A cerimônia teve discursos, confraternização sob a pérgola e a soltura de uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) entregue por pescadores ao Tamar, batizada de "Donauer".

Estavam presentes autoridades do Brasil e da Alemanha, empresários, amigos, jornalistas e visitantes curiosos sobre a novidade. Discursaram Guy Marcovaldi, fundador e coordenador nacional do Projeto Tamar; Gabrielle Eichner, diretora do Departamento de Energia Renováveis da Agência Alemã de Energia (DENA); Martin Mahn, representante do Consulado da Alemanha em Recife; Paulo Guimarães, representante do Governo da Bahia; Miguel Ribeiro, Secretário de Planejamento de Mata de São João; e Marco Nowak, diretor da Donauer Solar do Brasil.

Guy Marcovaldi lembrou da escassez de recursos quando chegaram há mais de 30 anos na vila de pescadores. Não havia energia e contavam com a luz de velas e um gerador emprestado para realizar as pesquisas e proteger as tartarugas. Tudo era improvisado e jamais podiam imaginar naquela época que um dia contariam com algo tão avançado como um sistema gerador de energia através do sol.

A instalação dos sistemas solares integra o Programa Telhado Solar da DENA, uma iniciativa do governo alemão para disseminar tecnologias de geração de eletricidade solar no mundo. Martin Mahn, do consulado alemão, mencionou que estamos no ano Alemanha+Brasil e que o intercâmbio entre os dois países vai muito além da Cultura. O lema deste ano "quando ideias se encontram" é oportuno para disseminar um novo pensamento voltado para o futuro de geração de energia limpa e de emprego e renda, através de capacitação. O Tamar será modelo para aprimorar a tecnologia alemã, com possibilidades de instalar sistemas também em outras bases do Projeto. Paulo Guimarães, do governo da Bahia, mencionou o potencial energético promissor do estado e o papel de projetos como o Tamar, que mostram os benefícios do desenvolvimento sustentável e da conservação ambiental. O diretor da Donauer Solar do Brasil, Marco Nowak, considerou o dia histórico, de início de uma parceria com o Tamar para fazer chegar mais rápido ao conhecimento de todos que é possível realizar boas ideias e fornecer energia limpa para as próximas décadas.

Nowak anunciou em primeira mão que o Tamar ganhou uma certificação ambiental, o Selo Solar, concedida pelo Ideal - Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina. O selo é voltado para instituições que geram sua própria eletricidade a partir da energia solar em projetos de conservação ambiental ou que tenham cunho social. Paula Scheidt, do Instituto Ideal, explicou a importância do Selo para a sociedade, como garantia de valorização e uso de energia limpa, e que uma categoria especial foi criada inspirada no trabalho do Tamar. 


Marco Nowak, Gabrielle Eichner e Guy Marcovaldi.

Saiba mais:

Tartaruga Solar

Donauer do Brasil

Instituto Ideal

Selo Solar

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras