pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Cultura popular e conservação marinha

02/09/2013 - Durante o mês da cultura popular, o Tamar realizou diversas atividades nas comunidades onde tem bases e centros de visitação. ↓

Cultura popular e conservação marinha

Dança da fita - Ubatuba

Durante o mês da cultura popular, o Tamar realizou diversas atividades nas comunidades onde tem bases e centros de visitação. Só em Ubatuba, por exemplo, mais de 5 mil visitantes participaram da programação do III Mês da Cultura Popular. Músicas e danças tradicionais, oficinas de canoa e rabeca, cine club cultural, roda de conversa, exposição e atendimentos escolares especiais, mostraram as riquezas da região. A exposição fotográfica ‘Povos da Mata’ retratou em imagens de fotógrafos da cidade a beleza dos elementos culturais de quem vive entre serra e mar. O público conferiu apresentações de vários grupos: ‘Dança das Fitas do Itaguá’, Concertada, Congada de São Benedito, Fandango Ubatubano, Dança da Xiba e o músico Luís Perequê. Os mestres Mario Gato e Renato Bueno deram aos visitantes a oportunidade de aprender a fazer rabeca e canoa, símbolos da cultura caiçara. Teve ainda a ‘Roda de Conversa sobre Defeso Cultural’, realizada em parceria com o Silo Cultural de Paraty, que reuniu mais de 150 pessoas.

Na Praia do Forte, o grupo As Bainaninhas, composto por crianças e adolescentes da região, apresentou danças e cantorias tradicionais. Na platéia, entre turistas e moradores, estavam jovens e crianças da Escola Municipal São Francisco e da Creche-escola Finn Larsen. O grupo Capoeira Forte apresentou a puxada de rede, o maculelê e a capoeira, expressões da cultura local passadas de geração em geração.

Em Regência, Guriri e Vitória, brincadeiras tradicionais envolveram crianças e adultos na confecção de pipas, quebra-cabeças, reaproveitando materiais e aprendendo a manter vivas as lendas e as histórias da região. Em Floripa, mesmo com as fortes chuvas e o frio, os visitantes puderam participar de atividades e apresentações da capoeira de Angola, com o grupo Palmares de Florianópolis, e do Boi de Mamão, personagem do folclore da Ilha de Santa Catarina, com o Grupo Alivanta Meu boi, da comunidade dos Ingleses.

No Mês da Cultura Popular o Tamar em Sergipe esteve em festa. O Programa de Valorização da Cultura apoia grupos tradicionais locais, o Lariô da Tartaruga, Capoeira Unidos nas Tartarugas, Batucada e Quadrilha Junina das Tartarugas Marinhas. Em Pirambu, o Lariô participou do Sarau Cultural, um evento organizado pela comunidade, que está em sua terceira edição. O tema do evento foi a Cultura Popular e alguns grupos da região de Pirambu se apresentaram para cerca de 300 pessoas. Em Ponta dos Mangues, o grupo de Capoeira Unidos nas Tartarugas e o Lariô da Tartaruga participaram do I Festival Maré Lança, organizado pela comunidade através do Projeto Tainha – Turismo de Base Comunitária. As equipes do Tamar visitaram as escolas de Ponta dos Mangues e da Boca da Barra (povoados de Pacatuba/SE) para abordar os temas: Ritmos, festas, folclore, culinária, cultura, conservação e Tartarugas Marinhas. Vídeos temáticos foram exibidos para cerca de 170 crianças.

Dentro dos programas de preservação e valorização das tradições culturais de cada lugar, durate todo o ano, as bases do Tamar apoiam eventos culturais, educativos e comemorativos promovidos por entidades civis e grupos de moradores das localidades nas suas regiões de atuação.

Saiba como foi a 90ª Festa de São Pedro Pescador (Ubatuba - junho/2013).

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras