pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

8ª Oficina Infantil de Caretas 2020: cultura, tradição e conservação.

19/02/2020 - A abertura oficial da exposição das Caretas aconteceu no dia 15/02 e funcionará até o dia 29 de fevereiro. ↓

De acordo com a lenda, os Caretas vêm do tempo da escravidão, quando em certa época do ano, mais precisamente durante o carnaval, os senhores permitiam aos escravos se manifestarem culturalmente. Era uma forma de cultuarem seus deuses e divindades e até mesmo amedrontarem adultos e filhos dos senhores de engenho que, no caso da Praia do Forte, residiam na Casa da Torre (Castelo Garcia D´Ávila).

A tradição passada de pai para filho se mantém até hoje, apoiada pelo Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar que anualmente realiza oficinas infantis, com a participação dos careteiros da Praia do Forte. Estes ensinam a fazer o molde, a forma, a expressão do Careta. Contam e revivem as histórias de seus tempos de meninos, fazendo as crianças mergulharem no universo de seus antepassados e aprenderem com eles a valorizar e fortalecer sua comunidade. 




A oficina iniciou no dia 06 de janeiro de 2020, com 56 crianças de 03 a 15 anos divididas em duas turmas. Os participantes puderam aprender a confeccionar as máscaras tradicionais com os careteiros Ulisses Santana, Rian Ferreira, Antônio Rogério da Luz e Mateus Oliveira, seguindo as etapas de molde na argila, goma, pintura e ornamentação. A abertura oficial da exposição dessas Caretas aconteceu no dia 15/02 e ficará aberta ao público até o dia 29 de fevereiro. Além disso, o 8º Festival Infantil de Caretas abrirá o carnaval da Praia do Forte em um cortejo animado pela vila até o nosso espaço cultural. O Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar respeita e apoia a preservação das tradições culturais das comunidades, do artesanato às expressões e festas populares, onde as tartarugas marinhas estão sempre presentes.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras