pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar 30 anos: celebração continua este ano por todo o Brasil.

04/01/2010 - A programação comemorativa dos 30 anos do Tamar, que vai se estender ao longo de 2010, prosseguiu no final do ano que terminou em várias partes do país. ↓

A programação comemorativa dos 30 anos do Tamar, que vai se estender ao longo de 2010, prosseguiu no final do ano que terminou em várias partes do país. Até agora, já aconteceram eventos na Bahia, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo/Ubatuba e Santa Catarina (foto).
Santa Catarina – A programação da festa, realizada na base do Projeto em Barra da Lagoa, Florianópolis, incluiu a abertura da exposição Vidas da luz da lua e a inauguração da passarela de acesso aos cadeirantes, além de soltura de exemplar de tartaruga marinha salva por pescadores. O encerramento contou a apresentação do projeto musical 30 anos de histórias para cantar - música como instrumento de educação ambiental, em parceria com Semi-Novos, Cassio Moura Trio e Dazaranha. Veja o slideshow.
Sergipe - Em Pirambu, onde foi instalada a primeira base do Projeto no país, a festa reuniu cerca de 180 pessoas das bases (Abaís, Pirambu e Ponta dos Mangues), do oceanário, da confecção e dos grupos produtivos e folclóricos apoiados pelo Projeto. Estava lá a grande maioria dos trabalhadores atuais e históricos do Tamar no Estado, inclusive antigos tartarugueiros.
São Paulo – Em Ubatuba, festejaram-se também os 20 de criação da base local, a primeira instalada em área de alimentação das tartarugas marinhas no país.  Dentro do programa Venha Bagunçar o Coreto, teve apresentações do Coral do Gaiato, grupo que atende cerca de 80 jovens de 9 a 17 anos do bairro do Ipiranguinha; e da banda Os Cascudos, formada por músicos de Ubatuba que interpretam músicas sobre as tartarugas marinhas, o Tamar e a conservação do meio ambiente, temas do repertório do CD 30 Anos de Histórias para Cantar.
Espírito Santo - Para comemorar a data, aconteceram em Regência reuniões com os parceiros locais, pesquisadores do Estado, a equipe local do Tamar e a coordenadora técnica nacional Neca Marcovaldi, para avaliar resultados apresentados pelo coordenador regional do Tamar no Espírito Santo, Joca Thomé. Outro encontro, com o mesmo objetivo, reuniu o coordenador nacional do Tamar, Guy Marcovaldi, com diversas autoridades locais, como a secretária estadual de Meio Ambiente, Gloria Abaurre, diretor de Biodiversidade do ICMBio, Marcelo Marcelino, secretários municipais de Linhares, além de representantes de associações de moradores e pescadores da região.

Veja alguns vídeos

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras