pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Visite um Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha

26/04/2016 - Projeto Tamar participa em seis estados da 14ª Semana de Museus. Confira a programação! ↓

De 16 a 22 de maio, quem visitar o Projeto Tamar vai poder participar de atividades que integram a 14ª Semana de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Nacional de Museus – Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

A 14ª Semana Nacional de Museus simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. A diversidade sociocultural brasileira se constrói e se reconstrói cotidianamente, estando presente nas instituições museológicas como espaços de comunicação, conhecimento, pesquisa e aprimoramento das práticas culturais. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. Sob essa ótica, os museus assumem um papel estratégico no desenvolvimento local, na construção da cidadania e como dinamizador de oportunidades culturais e econômicas.

O Projeto Tamar está presente em diferentes paisagens costeiras de 9 estados do Brasil e faz um trabalho de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas integrado à rica diversidade cultural e natural das comunidades locais. 

Alguns dos centros de visitação do Tamar também são Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha e todos os anos participam dos eventos propostos pelo Ibram. Mostram o que o Projeto faz para proteger as tartarugas desde 1980, através de sensibilização e educação ambiental, geram oportunidades de trabalho e renda para as comunidades e arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa. Juntos já receberam mais de 15 milhões de visitantes. O resultado da análise de uma pesquisa do Ibram na 13ª Semana de Museus, posicionou o Tamar na Bahia (Praia do Forte) e em Santa Catarina (Florianópolis) entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões. A pesquisa é parte do projeto “Museus&Público: Contagem” e teve como objetivo aferir o fluxo de visitação dos museus brasileiros durante o ano de 2014.

Confira o que vai rolar e participe!

Fernando de Noronha-PE

Praia do Forte-BA

Aracaju-SE

Regência-ES

Ubatuba-SP

Florianópolis-SC

Use as hashtags #eunomuseu

e #semanamuseus2016 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras