08/09/2023 - Em agosto ocorreu a reunião anual do conselho diretor da Sociedade Internacional para Conservação e Pesquisa das Tartarugas Marinhas ↓
Durante a semana de 13 a 20 de agosto ocorreu a reunião anual do conselho diretor da Sociedade Internacional para Conservação e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (ISTS). A diretora nacional de pesquisa e conservação da Fundação Projeto Tamar, Neca Marcovaldi, é membro do conselho diretor da Sociedade e participou da reunião no Centro de Treinamento do U.S. Fish and Wildlife Service, próximo a Washington D.C., nos Estados Unidos.
Entre os tópicos discutidos estavam uma revisão dos mecanismos para ampliar e melhorar os benefícios da ISTS para seus associados, assim como público em geral, interessados em participar das discussões e atividades. Esta foi também uma oportunidade de revisitar a missão e visão da Sociedade e dialogar sobre novos programas e oportunidades que serão oferecidos para a comunidade de conservação global e entusiastas das tartarugas marinhas.
O simpósio promovido pela ISTS anualmente é a principal vitrine para trabalhos científicos sobre tartarugas marinhas no mundo. Neca ressalta que “participamos do simpósio pela primeira vez em 1982, e desde então, as ações da Fundação Projeto Tamar tornaram-se cada vez mais reconhecidas internacionalmente, o que foi essencial para amplificarmos o valor do que fazemos pelas tartarugas marinhas e as pessoas que delas viviam no Brasil”, e lembra que o programa de pesquisa e conservação da Fundação Projeto Tamar é visto como um sucesso. Neca destaca ainda que “é sempre um prazer compartilhar com tantas culturas diferentes, como tecemos ao longo do tempo, uma rede do bem, onde as pessoas locais estão incluídas, e a sustentação é provida pela construção de nossa economia circular”.
A entidade jurídica atual da ISTS foi criada em 1996, mas ela tem origem em pequenos simpósios que aconteciam nos Estados Unidos da América desde 1981. Esses encontros foram aos poucos ampliando a participação de pesquisadores, educadores e conservacionistas com o propósito de dividir conhecimento, oferecer capacitação e formar redes de trabalho capazes de colaborar para a conservação das tartarugas marinhas no mundo.
Hoje essa iniciativa reúne anualmente cerca de 1.000 pessoas de 80 países. Para conhecer um pouco mais sobre a Sociedade Internacional para Conservação e Pesquisa das Tartarugas Marinhas acesse www.internationalseaturtlesociety.org .
Estudo avalia capacidade das tartarugas de adaptação às mudanças climáticas.
Uma tartaruga gigante nas Terras das Olivas: o fascinante museu do Tamar em Aracaju
Guias de Turismo com olhares para as tartarugas marinhas em Ubatuba!
No mês das crianças, que tal chegar juntinho das tartarugas marinhas?
Estudo investiga a diversidade genética das tartarugas-oliva ao longo da costa do Brasil.
E tem início o período do ano mais esperado por nós... É tempo de desova!!!!
Férias no Projeto Tamar é garantia de diversão, aprendizado e conservação marinha
Termina a 43ª Temporada Reprodutiva das tartarugas marinhas.