04/10/2021 - Os centros de visitantes aproximam as crianças do ambiente marinho e aguçam a percepção do quanto é importante atuar para a sua conservação. ↓
Aproximar as crianças do ambiente marinho é incentivá-las a entrar em um mundo de descobertas. Nos Centros de Visitantes da Fundação Projeto Tamar esta vivência lúdica e descontraída estimula a criatividade, a interação e o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre nossa relação com o meio ambiente.
Estes espaços estão preparados para atender todos os públicos, mas as crianças têm uma atenção especial. Como são mais sensoriais, as exposições e atividades interativas são fundamentais, pois permitem o contato direto com os atrativos e as equipes envolvidas, além da interação com outras crianças e adultos e a criação de vínculos e novos significados com este ambiente novo e ainda desconhecido pela maioria. Atividades como o Biólogo por Um Dia fazem sucesso com a criançada, que aproveita para desvendar o mundo marinho, participar do cuidado com os animais e se envolver com a conservação da natureza.
Biólogo por um dia / Projeto Tamar Aracaju. (Imagem pré pandemia)
Mas não é apenas com as famílias que o público infantil vem ao Projeto Tamar. Anualmente, 40 mil crianças visitam os seis Centros de Visitantes com suas escolas. Estes espaços de educação não formal atuam como uma extensão da sala de aula. Neles, as crianças interagem coletivamente, experienciam novas opiniões, expressam suas ideias e desenvolvem o pensamento crítico, criando novas possibilidades para a construção de conhecimento.
Projeto Tamar Florianópolis. (Imagem pré pandemia)
Não é difícil para nós adultos, nos surpreendermos com as interpretações singulares das crianças. Tudo é mais divertido, emocionante e inspirador quando estamos acompanhados delas. A ludicidade e a fantasia de suas percepções nos permitem remodelar nossas impressões e porque não, conceitos, conhecimentos e hábitos.
Neste mês mais que especial, que tal visitar o Projeto Tamar acompanhado da criançada?!
Estudo avalia capacidade das tartarugas de adaptação às mudanças climáticas.
Uma tartaruga gigante nas Terras das Olivas: o fascinante museu do Tamar em Aracaju
Guias de Turismo com olhares para as tartarugas marinhas em Ubatuba!
No mês das crianças, que tal chegar juntinho das tartarugas marinhas?
Estudo investiga a diversidade genética das tartarugas-oliva ao longo da costa do Brasil.
E tem início o período do ano mais esperado por nós... É tempo de desova!!!!
Férias no Projeto Tamar é garantia de diversão, aprendizado e conservação marinha
Termina a 43ª Temporada Reprodutiva das tartarugas marinhas.