pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

5º Mês da Cultura Popular em Ubatuba

O Projeto TAMAR celebra em 2015 seus 35 anos e preparou uma programação especial para comemorar com os amigos em Ubatuba/SP, na 5ª edição do Mês da Cultura Popular, com filmes, curtas-metragens, apresentações de dança, música e muito mais. Realizado em parceria com o Silo Cultural de Paraty, o evento resgata e valoriza as manifestações artísticas e culturais da região.

No sábado 01 de agosto, a programação tem início com a soltura de tartarugas marinhas na Praia do Itaguá, em frente à Praça da Baleia, às 16:00. À noite, a partir das 20:00h, o espaço cultural do Centro de Visitantes recebe o som e a originalidade de Moraes Moreira e Davi Moraes [cartazcom abertura da banda Os Cascudos.

O sábado dia 08 traz três apresentações musicais com repertórios regionais do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A partir das 19h, o Grupo Concertada abre a noite com canções da cultura regional e popular. Em seguida, a apresentação da “Dança da Fita” do Itaguá resgata uma tradição que teve origem nos primeiros colonizadores do sul do Brasil. Fechando a noite, a banda feminina “Sianinhas”, de São Luís do Paraitinga, mostra repertório animado e contagiante.

O sábado dia 15 será de grandes representantes da cultura local. A partir das 20h, o espaço cultural recebe a Congada de São Benedito, sob a orientação do Mestre Dito Fernandes, caiçara da comunidade do Puruba, que trouxe esta manifestação cultural para Ubatuba. Fechando a noite, o Fandango Ubatubano apresenta músicas da cultura caiçara.

Nos dias 20 e 21, atividades de Vivência e Roda de Capoeira do Festival N’Ação Capoeiras conta com a presença de grandes mestres e capoeiristas do Brasil e de outros países, a partir das 18h.

Para fechar a programação desse mês de agosto, dia 22, a partir das 20h, o espaço cultural do TAMAR recebe Luís Perequê e Dani Lasalvia. Músico de Paraty, Luís Perequê é representante da cultura caiçara e criador do “Defeso Cultural”, que visa preservar as manifestações artísticas e culturais da região. Dani Lasalvia é cantora, compositora, multi-instrumentista, programadora visual, produtora e animadora cultural brasileira, que desenvolve um trabalho de resgate e valorização da cultura popular.

Entrada franca a partir das 19:00 no evento musical de Moraes Moreira e Davi Moraes, no dia 01/08. Abertura da banda Os Cascudos com repertório do Movimento Tamarear.

Saiba como foi a abertura do V Mês da Cultura Popular

Confira o cartaz com a programação completa

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental e atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

O 5º Mês da Cultura Popular do TAMAR Ubatuba conta com o apoio cultural da Pousada Recanto das Palmeiras, do Restaurante Bardolino, do Restaurante Papagalli, do Supermercado Paulista, da Fundart, da Mar e Serra Turismo e Viagens, do Restaurante Perequim e do Grão Culinária Integral, com a produção local de Tita nas Nuvens Produtora.

Mais informações: (12) 3832-6202 |  3832-7014 
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá – Ubatuba – SP
tamaruba@tamar.org.br

Horário de funcionamento do Centro de Visitantes
Durante o mês de agosto:
Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas
Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas.
4ª feira fechado para manutenção.

Petrobras